Hoje (18), é o Dia Nacional da Luta Antimanicomial. A Secretaria de Saúde, através da Rede de Atenção Psicossocial - RAPS de Quixeramobim, reforça a importância do tratamento adequado para todas as pessoas em sofrimento mental, tendo direito à liberdade, dignidade, convívio familiar e convivência em sociedade.
Todos e todas têm direito a receber cuidados e tratamentos, sem que para isso tenham que abrir mão de sua cidadania e sua dignidade. Reafirmamos a importância do respeito às singularidades de cada pessoa, assim como acesso ao lazer, educação, cultura e a construção de uma sociedade, mais justa e acolhedora.
A Reforma Psiquiátrica no Brasil nos faz questionar e repudiar qualquer tipo de retrocesso, exclusão e preconceitos que foram estabelecidos social e culturalmente ao longo da história para as pessoas que vivem e convivem com sofrimento psíquico e nos fortalece na luta por Políticas Públicas eficazes e intersetoriais no cuidado com a Saúde Mental, partilhando saberes, construindo redes de cuidado e afeto.
Ressaltamos que é momento de lutar contra os retrocessos no campo da saúde mental, construir e reforçar as Políticas Públicas de inclusão e acesso ao cuidado no seu território, próximo do seu lar, da sua família e amigos. Aproveitamos para expressar nossa gratidão e reconhecimento aos profissionais de Saúde Mental do nosso município que, cotidianamente, constroem cuidado e reinserção social com nossos usuários.
Viva a liberdade!